Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

News
Palestrantes

Ana Ravenga é doutora em Economia pela Universidade de Harvard e bacharel em Direitos Humanos pela Universidade de Genebra. Atualmente é a Diretora Sênior de Práticas Mundiais de Redução da Pobreza do Grupo Banco Mundial. Em 24 anos de carreira no Banco Mundial, trabalhou em cargos técnicos e de gestão nas regiões da Ásia Oriental e Pacífico, Europa e Ásia Central, América Latina e Oriente Médio, África do Norte e também em países da OCDE. Foi diretora de Desenvolvimento Humano na região da Europa e Ásia Central e vice-presidenta interina da Rede de Redução da Pobreza e Gestão Econômica do Banco Mundial.

Deborah Wetzel assumiu o cargo de Diretora do Banco Mundial para o Brasil em abril de 2012. Anteriormente, ela exercia a função de Chefe de Gabinete do Presidente do Banco Mundial. Antes de trabalhar na Presidência do Banco Mundial, foi Diretora de Governança e Setor Público no Banco em Washington.  De 2006 a 2009, exerceu o cargo de Economista Chefe e Coordenadora Setorial para o Brasil na Região da América Latina e do Caribe. Deborah Wetzel é cidadã americana e tem PHD em Economia pela Universidade de Oxford. Ela tem publicações em descentralização fiscal, finanças públicas, governança e assuntos subnacionais.

Emir Sader, nascido em São Paulo em 1943, se formou em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), por onde se tornou mestre em Filosofia e doutor em Ciência Política, e foi professor de Sociologia até sua aposentadoria. Desde então é professor da pós-graduação em Políticas Publicas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro. Foi presidente da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS) e Secretario Executivo da CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais).

Francisco Menezes é formado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Atualmente é pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e consultor da Action Aid Brasil. Exerceu o cargo de Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) entre 2004 e 2007.

James Foster possui Ph.D. em Economia pela Universidade de Cornell, onde recebeu o Prêmio Selma Fine Goldsmith para sua dissertação. Ele ocupou cargos na Escola de Gestão Krannert na Universidade de Purdue e do Departamento de Economia da Vanderbilt antes de ingressar no Departamento de Economia da Universidade George Washington. Ele foi professor convidado na Faculdade de Economia de Londres, Cornell, Essex, Oxford, Harvard, e na Universidade das Américas em Puebla, no México. Ele recebeu a Unilever Fellowship (UK) e o Prêmio Robert Wood Johnson de Pesquisa em Política de Saúde, e tem um doutorado Honoris Causa, da Universidad Autonoma do Estado de Hidalgo (México).

Jorge Chediek é Coordenador Residente do Sistema ONU, Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil desde 2010, e Diretor do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG). Possui 20 anos de trajetória na ONU. Antes de chegar ao Brasil, exerceu a mesma função à frente do PNUD e do Sistema ONU no Peru. Além disso, já atuou em países como Nicarágua, Cuba, Uruguai, Turquia, Iraque e Estados Unidos. Tem mestrado em Science in Foreign Service (Universidade de Georgetown) e é bacharel em Ciência Política (Universidade Católica da Argentina).

Laís Wendel Abramo é socióloga, mestra e doutoranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo. É diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil desde maio de 2005. Atuou como especialista principal da OIT para América Latina em temas de gênero e trabalho e como especialista em emprego, políticas sociais e desenvolvimento econômico local do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planificação Econômica e Social - ILPES. Trabalhou no Programa Regional de Emprego para América Latina e o Caribe e na Equipe Multidisciplinar da OIT em Santiago do Chile. Foi professora da Universidade Católica de São Paulo e pesquisadora de várias instituições nacionais e internacionais.

Magdy Martínez-Solimán é o atual Administrador Adjunto e Diretor do Escritório de Apoio a Políticas e Programas (BPPS) do PNUD. Nos últimos 15 anos ocupou diversos cargos na ONU, com foco e desenvolvimento legislativo, judicial, legislação eleitoral, estratégias de combate à corrupção, prestação de contas na gestão financeira pública, transições democráticas e diálogo nacional. Trabalhou em Bangladesh, Burundi, Senegal e Togo. É formado em Direito (Juris Doctor) pela Universidad Complutense de Madrid e Universidad de Málaga. Ele é membro da Ordem dos Advogados (Bar Association) desde 1985.

Margaret Grosh é a Gestora Interina de Práticas de Proteção Social e Trabalho para a América Latina e o Caribe do Banco Mundial. Ela possui vasta experiência na redação, apresentação e aconselhamento de programas de assistência social - principalmente programas de focalização e transferência de renda - na América Latina e no resto do mundo. Sua experiência também inclui o uso da proteção social para responder a crises e aumentar a igualdade de oportunidades. Anteriormente, liderou a equipe de Assistência Social do Departamento de Proteção Social global do Banco Mundial e, antes disso, o Estudo de Medição de Padrão de Vida, no Departamento de Pesquisas. Ela possui PhD em Economia pela Universidade de Cornell, nos EUA..

Marcelo Neri é Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR); é PhD em Economia pela Universidade de Princeton. Fundador do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS/FGV); professor da EPGE/FGV. Autor de livros sobre Microcrédito; Previdência Social; Diversidade; Pobreza no Campo; Bolsa Família; e Classe Média. Foi secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Avaliou políticas públicas em vários países e desenhou e implementou políticas nos três níveis de governo no Brasil.

Murray Leibbrandt é Pró-Reitor, responsável pelos temas de Pobreza e Desigualdade, da Universidade da Cidade do Cabo, além de professor da Faculdade de Economia e Diretor da Unidade de Pesquisa sobre Trabalho e Desenvolvimento na África Austral (SALDRU). Ele ocupa a Cátedra de Pesquisa Nacional em Pobreza e Desigualdade do Departamento de Ciência e Tecnologia/Fundação de Pesquisa Nacional (DST-NRF) e é pesquisador do Instituto para o Estudo do Trabalho (IZA). Sua pesquisa analisa a pobreza, a desigualdade e a dinâmica do mercado de trabalho na África do Sul.

Nora Lustig é Professora de Economia Latino-Americana na Universidade de Tulane - EUA e Pesquisadora não-residente do Centro para o Desenvolvimento Global e o Diálogo Interamericano (Washington, DC). É membro fundador e ex-presidente da LACEA (Associação de Economia da América Latina e do Caribe, na sigla em inglês). Foi codiretora da edição de 2000/1 do Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial do Banco Mundial. É atualmente a Diretora do projeto Compromisso com a Equidade (Commitment to Equity - CEQ), Editora do Fórum do Journal of Economic Inequality e Vice-Presidente do Conselho de Diretores da Rede de Desenvolvimento Global (GDN). É doutora em Economia pela Universidade da Califórnia, Berkeley.

Kaushik Basu é Vice-Presidente Sênior e Economista-Chefe do Banco Mundial (o primeiro da Índia) e foi Assessor-Chefe de Economia do Governo Indiano. É professor licenciado de Economia e da cátedra C. Marks de Estudos Internacionais da Universidade de Cornell. É membro da Sociedade Econométrica e recipiente do Prêmio Padma Bhushan da Índia, bem como do Prêmio Mahalanobis Memorial. Já lecionou na Delhi School of Economics, Harvard, Princeton e no MIT. Possui PhD em Economia pela London School of Economics. É autor de vários livros, incluindo Beyond the Invisible Hand: Groundwork for a new Economics (editoras Princeton University Press e Penguin).

Rômulo Paes de Sousa é diretor do Centro Rio+. Ele foi Secretário Executivo no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Atuou como pesquisador em relevantes instituições como o Instituto de Estudos de Desenvolvimento, a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM), a Fiocruz e a Universidade Federal de Minas Gerais. Paes é epidemiologista especializado em desigualdades de saúde e avaliação de políticas públicas, com Ph.D. pela London School of Hygiene and Tropical Medicine.

Selim Jahan é Diretor do Escritório Responsável pelo Relatório de Desenvolvimento Humano, em Nova York. Foi Diretor do Grupo de Pobreza no Escritório do PNUD para Políticas de Desenvolvimento, em Nova York, e Diretor Adjunto do Escritório Responsável pelo Relatório de Desenvolvimento Humano. Foi professor de Economia e Diretor da Unidade de Pesquisa Econômica da Universidade de Dhaka, Bangladesh; Assessor Econômico da Comissão de Planejamento do Governo do Bangladesh; Professor Visitante da Universidade de Maryland, EUA e Professor de Economia na Universidade McGill, em Montreal, Canadá. Foi assessor e consultor na OIT, PNUD, UNESCO e Banco Mundial. É PhD em Economia pela Universidade McGill, no Canadá.

Sergei Suarez Dillon Soares é formado em física pela PUC do Rio de Janeiro, doutor e mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 1998, é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, onde publicou dezenas de estudos na área de Economia do Bem-Estar Social, com ênfase nas relações entre educação, mercado de trabalho e desigualdades, além de avaliar e propor políticas públicas em atividades de assessoramento. Trabalhou no MEC, no Banco Mundial, foi chefe de Gabinete do Ipea e diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto. Em maio de 2014, assumiu a presidência do Ipea.

Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. Foi professora de Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Rio Grande do Sul. A ministra assumiu o cargo em 1 de janeiro de 2011, no início do mandato de Dilma Rousseff. Antes disso, ela participou do grupo de trabalho que concebeu o Programa Bolsa Família. Atualmente, ela é responsável pela coordenação do Plano Brasil Sem Miséria, do Programa Bolsa Família e das políticas nacionais de assistência social e segurança alimentar e nutricional.

Tiago Falcão se formou em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e obteve mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Integra a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 1997. Atualmente é Secretário Extraordinário para Superação da Extrema Pobreza, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Anteriormente, foi Secretário Nacional de Renda de Cidadania no mesmo Ministério. Foi Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento e assessor especial na Secretaria-Geral da Presidência da República e na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil.

 

REALIZAÇÃO